Bacharel em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP
Colunista de Filosofia do jornal jurídico Carta Forense (desde 2006)
Professora de Mitologia Greco-Romana (Galleria Borghese, Roma)
Professora de História do Renascimento (Nettuno e Florença)
Colunista de Astrologia & Arte no Consueloblog (Florença)
e-mail - mitologia@esdc.com.br

TOURO

O Estilo & a Moda


Encabeçando nosso Post, a taurina Audrey Hepburn (04/05/29) - A moda nos proporciona confiança em relação ao nosso visual.

“A autoconfiança que você obtém quando se sente bem com sua aparência não pode ser rejeitada como algo superficial. A sensação que você tem por ter uma boa aparência faz bem para seu espírito”. 

Meninas, o ano novo astrológico já começou (confira ÁRIES, AQUI) e prosseguimos com essa série de Post's onde aprenderemos com Greg Polkosnik, autor de Astrologicamente Chic – como extrair o melhor da moda segundo nosso signo solar.

Os Post's serão enriquecidos com imagens de obras de arte que retratam arquétipos mitológicos, celebridades (de ontem e de hoje) e, claro, amigas com “àquela” pegada taurina.

Segundo Greg, o SOL é a substância que nos faz ser quem somos, é o tecido do nosso ser, o material com o qual somos feitos, é o que dá nosso senso de autoexpressão. Por isso, precisamos aprender a expressar uma imagem que esteja em harmonia com o tecido do qual somos feitos – uma imagem (como ele mesmo diz) cosmicamente chic!

 
Megan Fox, taurina de 16/05/1986.

Jamais menosprezemos a importância da moda para expressar a essência do que realmente somos, pois assim nos sentiremos ainda melhor com nós mesmos, afirma Greg Polkosnik. 

O planeta Vênus (deusa do amor e da beleza na mitologia romana) rege nosso senso estético e, bem posicionado, é comum nas pessoas que adoram moda. No entanto, seu Sol, seu signo solar jamais deverá ser negligenciado quando se trata de trajar-se mais fielmente àquilo que você realmente é.

Penso que, no caso da moda, devemos sim, atentar ao nosso signo solar, nosso signo Ascendente e ao planeta Vênus em nosso mapa. Sendo assim, é grande a possibilidade de que você queira conferir mais de um Post desta série aqui. 

E, independente de qual seja seu signo astrológico, se seu signo Ascendente é Touro, o Sol ou o planeta Vênus “cai” na 2ª Casa (que é a tradicional de Touro), há muito de Touro em você. 

TOURO – O que os caracteriza?

Elizabeth Alexandra Mary Windsor (21/04/1926) é a Rainha do Reino Unido e de quinze outros estados independentes.

Taurina, todos pensam que você é teimosa. Mas isso não é de todo verdade. Você pode ser um pouco obstinada às vezes, sobretudo quando alguém quer que você abandone algo que realmente valoriza. Mas isso não é realmente ser teimosa.

Você está sempre pronta a aceitar pessoas com pontos de vista diferentes dos seus e, provavelmente chega a um acordo com facilidade também.

De fato, você normalmente cede para evitar confrontos, para que tudo se mantenha em harmonia em seu pequeno mundo. Porém, quando briga, é preciso ajustar contas com sua força.

Este é o Touro que as pessoas se lembram. Você sabe que não é tão má assim, portanto, deve haver um motivo para as pessoas acreditarem que seja. Talvez porque você é possessiva demais – terrivelmente possessiva!

O nascimento de Vênus” (1863), pelo pintor francês Alexandre Cabanel que está no Museu de Orsay, em Paris. a deusa do amor da beleza.

Você também é defensiva, e um pouco preguiçosa. Mas nada disso é culpa sua, taurina. Você deve culpar realmente seu planeta Vênus.

Vênus é a deusa mitológica do amor, da beleza e da harmonia. Ela generosamente a presenteou com um apreço pelas coisas mais refinadas da vida e um amor pelo prazer inigualáveis. Além disso, ela aguçou suas ligações emocionais com os outros, tornando-a muito sensível.

Ela a dotou de compaixão, e a fez profundamente interessada no bem-estar de todos que a cercam. Entretanto, sua influência não é exatamente maternal, como a influência da lua; ao contrário, é como a de uma tia afetuosa e apaixonada. A tia é legal, educada e atraente, e só quer que todos se deem bem.

Não importa se você não quer repartir seus brinquedos, ou se você vai para a rua brincar sem antes arrumar seu quarto. Tudo está bem para ela, desde que você se sinta feliz. Ela não liga que você seja possessiva, defensiva ou preguiçosa – ela só quer que você seja feliz. Feliz, feliz, feliz! Como essa tia, isso é o que Vênus deseja para todos.

Além da beleza e do amor, conforto, paz e sossego é “a cara” da Vênus de Touro, aqui, em sua toilette, por Jean-François de Troy.

Além de ser regido por Vênus, Touro é um signo fixo. Juntamente com Virgem e Capricórnio, também é um signo de terra. O elemento terra lhe dá sua natureza prática e uma dependência real do conforto do mundo material.

A qualidade fixa lhe dá rigidez, o que pode fazê-la forte o bastante para mover montanhas, mas também demasiadamente inflexível para movê-la em qualquer direção, senão a escolhida por você.

Quando o elemento terra e a qualidade fixa se combinam com a energia feliz e harmonizadora de Vênus, as verdadeiras características de Touro se somam.

Se você expressa essas características de forma positiva pode ser resoluta, afetuosa, sensual, plácida e solidária. Se expressa essas características negativamente, você pode ser inflexível, ciumenta, autocomplacente, mal-humorada e muito conservadora.

Você precisa cultivar suas características positivas, pois seu problema de imagem é causado pela manifestação rara, porém inesquecível dessas qualidades negativas. Você se magoa quando se comporta mal porque é muito suave por dentro.

Você anseia por harmonia e beleza, e só quer que todos sejam felizes. Portanto, não chegou a hora de deixar todo mundo saber disso? Pare de dar a impressão errada para as pessoas do que você realmente é. Comece a se vestir como uma taurina e ninguém ficará confuso. Você pode deixar todos saberem exatamente quem é você.

A palavra-chave que a taurina deve ter em mente quando criar seu próprio estilo pessoal é...

CONFORTO!

Touro rege a garganta, as cordas vocais! Eis Adele, taurina de 05/05/1988.

A palavra-chave “confortável” precisa estar na mente de toda taurina quando ela está compondo seu guarda-roupa. Você possui uma natureza simples que pode ser comparada com uma idílica pastagem verde onde nada jamais parece acontecer.

Mas grandes distúrbios podem ocorrer e, quando acontecem, podem ser catastróficos. Não faz diferença se é uma inundação, uma estiagem ou até um tornado, pois a pastagem não pode retrucar. Mas pode continuar a crescer e talvez um dia possa reclamar sua anterior beleza idílica.

Você, taurina, é como essa pastagem porque não lida bem com o imprevisto. Nada a chateia mais do que ser retirada de seu conforto. Mas o mundo da moda é tão mutável quanto o tempo. Como uma forte tempestade, estilos vem e vão da noite para o dia.

Seu desafio é se adaptar às circunstâncias mutáveis sempre que o clima de uma moda a faça mudar de direção. Quando você aceitar que essas mudanças são inevitáveis, pode começar a cultivar seu próprio estilo taurino “confortável”.

Suas 3 regras para a elegância são: 

ATUALIZAR-SE, SENTIR-SE BEM e INDULGÊNCIA COM SENSATEZ!

A linda venusiana Penélope Cruz, de 28/4/1974.

1. ATUALIZAR-SE!

Depois que você engrena em uma rotina, é quase impossível tirá-la dela. Mas se você aspira ser astrologicamente chic, terá de abandonar seu conforto ocasionalmente a fim de atualizar seu guarda-roupa.

Infelizmente, isso é bastante difícil para você. Seu senso prático “com pés no chão” pode fazê-la apegar-se a roupas enquanto elas forem funcionais.

Sua natureza fixa pode impedi-la de se adaptar quando os estilos mudam. Em conjunto, essas duas forças podem fazê-la uma das garotas mais malvestidas do zodíaco. Mas você pode agradecer aos céus por ter Vênus do seu lado.

Vênus concede-lhe um senso estético altamente desenvolvido. Você tem bom gosto, taurina, e deveria poder reconhecer quando algo é démodé. Portanto, não fique aí sentada enquanto o mundo da moda avança. Deixe que todos saibam que você tem bom gosto, mantendo seu visual atualizado.

Despojadamente taurina, eis Linda Evangelista, de 10/5/1965.

2. SENTIR-SE BEM!

De todos os signos do zodíaco as taurinas são as que mais tem tato. A sensualidade terrena da taurina a dota de um sentido do tato bem desenvolvido. Assim sendo, mulheres de Touro raramente compram roupas em que não se sintam bem. Muitas pessoas podem sacrificar um pouco do conforto por uma roupa que lhe caia bem, mas não a taurina.

Jeans apertados, colarinhos, engomados ou suéteres justos não lhe permitem sentir-se tão confortável quanto gostaria. Se você possui peças que restringem seus movimentos, é possível que raramente as tenha usado. Portanto, não jogue fora seu dinheiro.

Em vez disso, compre sempre roupas que apelem para sua natureza tátil. Artigos de seda, de malha macios, couro mole acetinado – não importa o que você use, desde que adore senti-lo em contato com a pele.

Mesmo que tenha que pagar um pouco mais por uma roupa particularmente confortável, você deve saber que valerá a pena a longo prazo.

Pense em quanto você usa as roupas em que se sente confortável. Muito, não é verdade? Portanto, não tenha medo de abrir a carteira quando está em jogo o conforto. Afinal, um suéter de cashmere a fará sentir-se bem.

Uma Thurman, taurina de 29/4/1970. Indulgência, do latim indulgentia, significa “bondade”, “para ser gentil” ou “perdão de uma pena”. É a característica de quem tem facilidade em perdoar os erros cometidos por outros indivíduos. A indulgência é uma qualidade humana bastante louvável, pois representa a bondade e a capacidade de ser tolerante perante às ações ou particularidades das outras pessoas.

3. INDULGÊNCIA COM SENSATEZ!

Você precisa compreender que gastar dinheiro com moda é uma indulgência que você precisa ter, a fim de conquistar uma ótima aparência. Mas você também deve compreender que abrir a carteira não é o único tipo de indulgência que lhe causa problema.

A indulgência excessiva pode ser um problema para você, taurina. Talvez você coma demais ou fume demais. Ou pior, talvez seja uma consumista inveterada. Isso pode ser ruim para você, porque com frequência as mulheres de seu signo que se permitem excesso de indulgência com a moda fazem isso sem nem mesmo conhecer seu estilo pessoal.

Elas enchem o armário de roupas que estão na moda, mas não tem estilo próprio. Você pode evitar esse problema refletindo mais sobre sua aparência antes de comprar alguma coisa. Ser de uma grife da moda não é o bastante para dar-lhe uma ótima aparência.

Aprenda a ter indulgência com sensatez e não se preocupe com o que as outras estão vestindo. Simplesmente tente ter uma ótima aparência seguindo seu próprio estilo taurino.

O que usar?

A bela taurina Michele Pfiffer, de 29/4/1958.

Há uma elegância informal, confortável, em taurinas bem vestidas. Você tem um calor terreno que deixa os que a cercam à vontade. Como tal, as cores que lhe caem bem são agradáveis aos olhos. Tons de areia e terra e marrons quentes e claros são suas melhores opções de cor. Azul-claro e rosa-claro também lhe caem bem.

Jeans definitivamente caem bem em taurinas. Mas não faça deles seu uniforme.

É provável que você não use muitas cores brilhantes, mas isso pode ser algo bom para você. Você não gosta de conflito mesmo que seja apenas com os móveis.

Olhe seu armário. Tudo é da mesma cor? Isto se chama monotonia. No entanto, a maioria dos padrões e estampas não a ajuda em nada.

Doce, delicada, feminina... Tem coisa mais taurina?

Você provavelmente gosta de tecidos texturizados com padrões interessantes, urdidos ou tricotados, pois eles apelam para sua natureza tátil. É provável também que você rejeite tecidos sintéticos em favor de fibras naturais, como algodão, linho ou seda.

Você adora se sentir bem com suas roupas, portanto, artigos de malha podem ser sua opção de estilo. De fato, você pode abusar de artigos de malha ao ponto de encher o guarda-roupa só com esse tipo de roupa. 

Se for esse o caso, você deve tentar outros tipos. Artigos de malha muitas vezes carecem de estrutura e o máximo que podem fazer é encher seu guarda-roupa.

Atriz Mariana Ximenes (26/4/1981): um vestido pérola, bege ou nude pode ser o seu vestido tradicional, em vez do preto.

A estrutura e a forma de tecidos urdidos e roupas feitas sob medida são elementos essenciais no guarda-roupa de qualquer pessoa, especialmente para você, taurina.

Look by Ralph Lauren

Muitas taurinas adoram couro, sobretudo em tons quentes marrons. Um pouco de couro ou camurça pode ajudá-la a adicionar certa diversidade a seu guarda-roupa.

Se você é o tipo de pessoa que usa pele, aproveite. A sensação tátil da pele pode ser irresistível para muitas taurinas. O tweed também lhe cai bem, desde que o corte da roupa não seja muito masculino.

Uma palavra de advertência: sempre tenha certeza de que está se vestindo de forma apropriada segundo o que exige a ocasião, pois os estilos e tecidos que você prefere usar são bastante informais.

Há muitos estilos que dão bons resultados em você. Nos anúncios da revista Ralph Lauren dos anos 80, os modelos pareciam ter saído de uma corrida de cavalos pelo interior da Inglaterra. Isso é o máximo para a aparência da taurina.

Como Vênus lhe dá o gosto pela harmonia, é provável que você possa misturar e combinar bem as roupas. Muitas taurinas gostam de usar roupas em camadas, sobretudo se as camadas a ajudam a esconder o resultado de sua excessiva indulgência.

Se você prefere saias a calças, observe para que não sejam curtas demais. Seu jeito é um pouco desleixado e saias muito curtas podem ser um grande erro quando você está sentada preguiçosamente em uma cadeira ou quando está confortavelmente largada no sofá, como é típico de uma taurina.

Algumas de vocês preferem calças, mas só quando não são muito vistosas ou restringem seus movimentos. Você detesta se sentir apertada, seja por um homem ou por uma calça justa.

Touro não apenas é um signo feminino, mas também é regido por Vênus, o mais feminino dos planetas. A taurina em geral fica extremamente feliz em se vestir como uma mulher.

Ter uma boa aparência requer constante manutenção, taurina. Mesmo que você nem sempre se sinta disposta a fazer o esforço que ter uma ótima aparência requer, faça a si mesma um favor e nunca relaxe nisso.


Uma taurina muito sexy... Cate Blanchett, de 14/05/1969.

Embora você normalmente seja bastante conservadora, algumas taurinas adoram colocar em prática sua sexualidade. A emoção de se sentir atraente para o sexo oposto é excepcionalmente prazerosa para você.

Você pode até ser o signo que tem mais talento para usar roupas sedutoras, porque seu conservadorismo inato pode impedi-la de ir longe demais na linha onde termina o “sexy” e começa o “vulgar”. 

Mas lembre-se de que há um momento certo e um lugar certo para todo o tipo de estilo. Portanto, se for para usar um estilo sedutor, procure fazê-lo da maneira e no momento apropriados.

EVITE!

Não é porque ressurge na moda que você deva usar, taurina.
 
Há dois tipos básicos de taurinas malvestidas. O primeiro tipo, naturalmente, é a taurina preguiçosa. Ela exemplifica o pior do que a moda tem a oferecer porque não se esforça nem um pouco para ter uma boa aparência.

Talvez ela use blusão do tipo moletom decorado com rostos de gatinhos. Ou talvez prefira usar sandálias e macacão. Seja ela atraente ou não – sua aparência é horrível porque suas roupas são horríveis.

Vestir-se mal é como ter maus modos: todo mundo a nota pelo motivo errado. Assim como as boas maneiras, vestir-se bem é algo que se aprende. Se você não tem ideia do que está na moda, precisa aprender. 

Saia e compre revistas de moda ou peça ajuda a vendedora de uma loja. Melhor ainda, convide uma amiga que se veste bem para fazer compras com você. Faça isso logo taurina; é para seu próprio bem.

O look patricinha. Lembre-se de que se alguém a está chamando de patricinha, não deveria realmente achar que é um elogio.

O segundo tipo de taurina malvestida é a patricinha. Ela tipicamente tem indulgência consigo própria como a maioria das taurinas, mas essa sua tendência concentra-se na moda.

Ela compra tudo o que vê pela frente. Gasta muito em artigos que, acredita, lhe darão status e estilo, sem nem mesmo compreender que estilo não é algo que se compra – é criado.

Em vez de combinar os itens que possui de maneira criativa e elegante, ela preenche os vazios de seu guarda-roupa enchendo os cabides do armário.

Se você é uma dessas taurinas, precisa parar de pensar que gastar dinheiro é tudo de que se precisa para cultivar o senso de estilo. Pense um pouco mais em quem você é e o que gostaria que as pessoas pensassem quando vissem o que está vestindo.

CABELOS & MAQUIAGEM…

A bela taurina Ana Laura Rabelo (09/05) comprova que doçura e feminilidade são atributos das abençoadas por Vênus.

Cada signo está associado a uma região particular da anatomia. Para Touro essas áreas são boca e pescoço. Touro também governa as cordas vocais. Alguns astrólogos afirmam que as taurinas tem uma voz bela e melodiosa.


Colar de prata by Viviane Marques Jóias, AQUI.

Embora isso possa ser verdadeiro para algumas, há um traço mais comum que as taurinas geralmente compartilham: gostam de falar. Vocês são as mais tagarelas do zodíaco. Portanto, cuide para que sua boca tenha uma boa aparência, pois tende a chamar atenção para ela. Você precisa cuidar sempre de seus lábios.

Uma bela boca carnuda num belo batom. Sophie Charlotte, de 29/04/1989.

Lábios coloridos são um elemento essencial do estilo taurino, mas não esqueça de que o batom precisa ser retocado ao longo do dia. Além disso, no balcão de cosméticos peça para uma funcionária ajudá-la a escolher as cores, porque o tom errado não passará despercebido em sua boca chamativa.

Quanto ao resto da maquiagem, atualize com frequência seus cosméticos para não cair na rotina ou pode acabar se perguntando quando foi que a moda a deixou para trás.

A taurina Melania Trump (26/04/1970) e suas madeixas bem cuidadas!

Um bom sistema de cuidado com os cabelos é algo que toda taurina precisa desenvolver. Novamente, a preguiça é sua inimiga, e não cair na rotina é seu desafio. Portanto, vá regularmente a um cabeleireiro de boa reputação.

Escolha um dia específico do mês e deixe o trabalho para outro. A maioria das taurinas não tem preferência quanto aos cabelos serem curtos ou compridos, mas muitas usam-nos compridos para não se darem ao trabalho de cortá-los.


Uma taurina fica linda de tranças. Kirsten Dunst, de 30/04/1982.

Se isso lhe soa familiar, deve aprender a arrumar seus cabelos de forma mais criativa. Até mesmo um simples laço ou prendedor podem fazer maravilhas por você. 

Você deveria também aprender a fazer tranças se tiver cabelos longos: a textura dos cabelos trançados é algo que atrai muitas taurinas. 

Entretanto, uma das melhores coisas que pode fazer para ajudar o estilo de seu cabelo é avivá-lo com uma cor bonita e quente.

Juliana Alvez, taurina de 03/05/ 1982.

As taurinas ficam muito bem com cabelos louro-escuros ou marrom-médio e luzes quentes e douradas. Preto retinto e louro platinado não combinam com sua natureza terrena de jeito nenhum e realmente cores falsas podem deixá-la simplesmente horrível.

ACESSÓRIOS…

Também de Touro, Luciana Telles (20/4), desfila sua elegância despretensiosa.

Como mencionado, Touro governa o pescoço. Chamar atenção para seu pescoço com acessórios pode ajudá-la a desenvolver o verdadeiro estilo taurino.

Joias, colares e gargantilhas, podem enfeitar e realçar um longo e belo pescoço.

Cachecol é outro acessório que a taurina pode usar com sucesso. Às vezes, quando uma certa parte do corpo é governada por seu signo, você pode se tornar especialmente sensível quanto à aparência daquela área particular.



Cachecóis podem ser úteis, pois permitem que você esconda essa área sensível. 

Afinal, a moda tem a ver tanto com esconder o que você não gosta quanto mostrar o que você gosta. Manta de lã escocesa e tecido xadrez a atraem mais do que a maioria dos padrões.


Uma bolsa clássica Fendi pode deixá-la orgulhosa de carregá-la. Será que tem algo melhor do que isso?
 
Da próxima vez que comprar uma bolsa lembre-se de que na maioria dos casos o preço que pagamos está relacionado com a qualidade do artigo que adquirimos. 

Se você pode gastar com uma camisa que usa a cada seis semanas, por que não gastar um pouco mais com algo que carrega todos os dias com você? Seja condescendente taurina e ficará contente com o que fez.

Muitas mulheres são apaixonadas por sapatos. 
Você, taurina, é exigente apenas quanto ao conforto dos sapatos.

De fato, você pode usar os sapatos de que gosta até eles – literalmente – caírem aos pedaços. Nem mesmo uma supermodelo fica bem com sapatos em mau estado, então, o que é que você está pensando? Mantenha em dia seu guarda-roupa, por favor.


DICAS ADICIONAIS...

A atriz Jéssica Alba é taurina de 28/04/1981.

Escove os dentes e passe fio dental. A higiene bucal tem importância dobrada para alguém que está sempre com a boca aberta.

Use tons terra e verdes com um detalhe em motivo floral ou de frutas.



Atriz Gal Gadot, taurina de 30/04/1965.

Embora você aprecie lingerie sexy, é provável que prefira roupas de baixo simples de algodão, em vez de sutiã de lacinhos e calcinhas rendadas.


Pijamas aconchegantes combinam com o estilo tátil de Touro.


Taurina Renèe Zellweger, de 25/4/1969. 

Típicos prazeres de uma taurina – fumar, comer demais, beber em excesso – não estão entre os segredos para uma boa aparência.

Atriz Ann Margret, de 28/4/1941.


Se puder usar biquíni, use. Não esqueça de como uma taurina pode ser sexy.
 

Deixar o colo despido ou com um decote revelador é imprescindível para uma noiva taurina. E, sobretudo se estiver se casando pela segunda vez, use bege ou rosa.

Consulte Ana Maria, para saber o que convém em termos de decoração, bouquet e arranjos florais, AQUI


O QUE BUSCAR NOS ESTILISTAS?

Os parágrafos e imagens abaixo são apenas para dar-lhe uma ideia do que investir em termos de estilo
 
Ralph Lauren é o seu costureiro, taurina. Ele faz roupas suntuosas, clássicas, que apelam para sua natureza terrena. Ele usa materiais luxuosos, maravilhosos ao toque, e sua paleta de cores carrega muitas vezes nos tons de terra.

Embora seu design possa ser dispendioso, raramente ele faz moda passageira. Isso é bom porque quando você se sente confortável em uma roupa gosta de guardá-la para sempre. 

Pagar mais por roupas que você sabe que poderá usar por mais tempo não é um grande sacrifício para você. Lauren também tem algumas linhas diferentes, uma das quais provavelmente se encaixará em seu bolso.

Suas coleções também são imitadas por muitas das melhores grifes vendidas em lojas de departamentos. Há uma elegância que não é afetada pelo tempo em suas roupas que apelam para o tipo de mulher que deseja parecer e se sentir bonita sem chamar atenção. 

 Eis a taurina Melania apropriadamente trajada pelo libriano (14/10) Ralph Lauren.

Você, taurina, é essencialmente a criatura mais plácida do zodíaco e raramente cria confusões. É por isso que as criações de Ralph Lauren são de encomenda para você.

Outra linha que combina com a sensibilidade taurina é a Banana Republic. Suas reinterpretações contemporâneas de modelos clássicos tem um toque do estilo de roupas que Ralph Lauren tornou popular. Com frequência suas roupas tem um quê terreno.

Muitas de suas roupas são feitas de fibras naturais, tornando-as mais atraentes para você. Comprar em uma loja do tipo Banana Republic pode ser tudo o que uma taurina como você precisa para compor um guarda-roupa bom e variado.

A Gap também combina com seu senso de estilo, fornecendo-lhe roupas informais pouco dispendiosas que exalam a palavra “conforto”. Você tem sorte de dispor de tantas opções, taurina. Não seja preguiçosa e faça sua escolha.


PARA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI...

...DOZÔMI, eis o taurino David Beckham (02/05/1975) com todo aquele charme irresistível que somente os regidos por Vênus possuem. \o/


A seguir, cena do próximo capítulo… GÊMEOS!!!


 Portanto, já segue DUAS versões de Angelina Jolie.



Espero que tenham se divertido! Como sempre, tô às ordens! Zilhões!!!


"Sábio é quem em tudo lê". Plotino

"Sábio é quem em tudo lê". Plotino

Entendimento dos Símbolos

Por Fernando Pessoa

Benedictus Dominus Deus noster qui debit nobis signum

O entendimento dos símbolos e dos rituais (simbólicos) exige do intérprete que possua cinco qualidades ou condições, sem as quais os símbolos serão para ele mortos, e ele um morto para eles.


A primeira é simpatia; não direi a primeira em tempo, mas a primeira conforme vou citando, e cito por graus de simplicidade. Têm o intérprete que sentir simpatia pelo símbolo que se propõe interpretar. A atitude cauta, a irônica, a deslocada - todas elas privam o intérprete da primeira condição para poder interpretar.

A segunda é a intuição. A simpatia pode auxiliá-la, se ela já existe, porém não criá-la. Por intuição se entende aquela espécie de entendimento com que se sente o que está além do símbolo, sem que se veja.

A terceira é a inteligência. A inteligência analisa, decompõe, reconstrói noutro nível o símbolo; tem, porém, que fazê-lo depois que, no fundo, é tudo o mesmo. Não direi erudição, como poderia no exame dos símbolos, é o de relacionar no alto o que está de acordo com a relação que está embaixo. Não poderá fazer isso se a simpatia não tiver lembrado essa relação, se a intuição não a tiver estabelecido. Então a inteligência, de discursiva que naturalmente é, se tornará analógica, e o símbolo poderá ser interpretado.

A quarta é a compreensão, entendendo por esta palavra o conhecimento de outras matérias, que permitam que o símbolo seja iluminado por várias luzes, relacionado com vários outros símbolos, pois que, no fundo, é tudo o mesmo. Não direi erudição, como poderia ter dito, pois a erudição é uma soma; nem direi cultura, pois a cultura é em síntese; e a compreensão é uma vida. Assim, certos símbolos não podem ser bem entendidos se não houver antes, ou ao mesmo tempo, o entendimento de símbolos diferentes.

A quinta é menos definível. Direi talvez, falando a uns, que é graça, falando a outros que é a mão do Superior Incógnito, falando a terceiros, que é o Conhecimento e Conversação do Anjo da Guarda, entendendo cada uma destas coisas, que são a mesma da maneira como as entendem aqueles que delas usam, falando ou escrevendo.

Eu sei ler as estrelas!

Eu sei ler as estrelas!

Próspero, o duque de Milão à sua filha, Miranda em "A Tempestade".

Próspero, o duque de Milão à sua filha, Miranda em "A Tempestade".

Sobre A Metafísica - Rainha das Ciências - A Hécuba kantiana: * A S T R O L O G I A *

Aristóteles: "Este mundo está ligado duma maneira necessária aos movimentos do mundo superior. Todo o poder no nosso mundo é governado por estes movimentos" . (Tratado do Céu)

São Tomás de Aquino: "Os corpos celestes são a causa de tudo o que se produz neste mundo sublunar, agem indiretamente sobre as ações humanas, mas nem todos os efeitos que produzem são inevitáveis". (Suma, quest. XV, art. 5 e vol.III, pp. 2-29)

Dante: "Os astros são, de fato, a causa primeira de vossas ações, mas haveis recebido uma luz que vos permite distinguir o bem do mal, e uma vontade livre que, após ter começado a lutar contra os astros, de tudo triunfa se for bem dirigida". (Purgatório, XVI, 73)

Tycho-Brahé: "O homem contém em si uma influência bem maior do que a dos astros; superará as influências se viver segundo a justiça, mas, se seguir as suas tendências cegas, se descer à classe dos brutos e dos animais, vivendo com eles, o rei da natureza já não comanda, é comandado pela natureza".

Kepler: "Vinte anos de estudos práticos convenceram o meu espírito rebelde da realidade da astrologia".

Goethe: "Vim ao mundo em Franco forte-sobre-o-Meno a 28 de Agosto de 1749, ao soar a última badalada do meio-dia. A constelação era feliz, o Sol estava no signo da Virgem; Júpiter e Vênus formavam com ele bons aspectos; Mercúrio não era desfavorável, Saturno e Marte eram neutros; só a Lua, cheia nesse dia, exercia a força da sua reverberação tanto mais poderosa quanto a sua hora planetária havia começado. Opôs-se, portanto, ao meu nascimento até que essa hora passou. Estes bons aspectos, mais tarde altamente apreciados pelos astrólogos, serão sem dúvida a razão por que fiquei vivo, pois, pela incúria da parteira, julgaram que estava morto quando vim ao mundo, e só depois de numerosos esforços vi a luz". (Poesia e Verdade, cap. I).

Balzac: "A Astrologia é uma ciência imensa e que reinou nas mais altas inteligências".

C.G. Jung: "Se as pessoas cuja instrução deixa a desejar têm julgado que podem fazer troça da astrologia, considerando-a como uma pseudociência há muito liquidada, essa astrologia, remontando das profundezas da alma popular, volta hoje a apresentar-se às portas das nossas universidades, que deixou há três séculos". (Seelenprobleme derGegenwart, p. 241)

André Breton: "É (a astrologia) para mim uma dama muito alta, muito bela e vinda de tão longe que não pode deixar de encantar-me. No mundo puramente físico, não vejo outra cujas qualidades possam rivalizar com as suas. Parece-me, além disso, guardar um dos mais altos segredos do mundo. É pena que hoje – pelo menos para o vulgo – reine no seu lugar uma prostituta". (Atrologie moderne, nº 12, Outubro de 1954)

Claude Lévi-Strauss: "Os antigos construíram um sistema, e esse sistema, a partir do momento em que foi construído, mostrou-se operante e fecundo, pois o homem só pode pensar com sistemas. A astrologia foi um grande sistema, pois ajudou o homem a pensar durante milênios". (L'Astrologue, nº 9)

Lucien Malavard (Prof. De Ciências na Sorbonne): "Penso que os antigos fizeram de certo modo ciências humanas avant lalettre por meio da astrologia: elaboraram assim uma classificação dos seres, uma maneira de ver mais claro nos comportamentos humanos. Pela minha parte, sentir-me-ia tentado a situar a astrologia ao lado das ciências humanas, um pouco mais longe...". (L'Astrologue, nº 15)

ASTROLOGIA NÃO É DOGMA DE FÉ (creio/não creio).

Requer conhecimentos básicos de matemática, geometria, mitologia, antropologia, história, psicologia, semiótica, física, astronomia e filosofia pré-socrática.

Conclamar a união de todas essas disciplinas já a torna deveras intrigante!

Ouça entrevista (em áudio) que concedi sobre Astrologia em "Conhecimento Sem Fronteiras", no site da ESDC: http://www.esdc.com.br/

Entrevista em áudio sobre Astrologia

Realizada por Márcia Oshiro com a Profª Luciene Félix


1ª Parte (duração: 10:45)

O que é astrologia?
Quais os pressupostos deste Saber?
Que conhecimento é necessário para decodificar essa linguagem?
O que são os quatro elementos?
O que tem a nos dizer sobre a Era de Aquário?
No que o estudo de um mapa astral pode ajudar as pessoas?
Qual é a informação mais importante de um mapa astral?

2ª Parte (duração: 9:34)
Após o Sol, qual é a segunda informação a ser analisada?
Como descobrir qual é nosso signo Ascendente?
E quem é de Câncer, por exemplo? Errata: Asc. Câncer mesmo é para quem nasce entre 6 e 8hs da manhã
Qual planeta rege qual signo?
Podemos confiar em mapas da internet?
E quanto às interpretações dos mapas astrais da internet?

3ª Parte (duração: 11:25)
Após o Sol, o Ascendente e a Lua, o que deve ser analisado?
Breve resumo do posicionamento de Vênus nos 4 elementos?
E o que seria uma Vênus mal posicionada?
E quanto a localização do planeta Marte num mapa?

4ª Parte (duração: 9:49)
Posicionamento de Marte & Vênus e a vida sexual.
O que é "Trânsito Astrológico"?
Exemplo de Trânsito.
Qual influência do ciclo de lunação?
E quanto a Lua Cheia?

5ª Parte (duração: 13:24)
O grande presente: o benéfico Júpiter!
Interpretação do trânsito de Júpiter/Zeus por Casas.
Em que consiste o sistema de Casas derivadas?
Sobre a arte do divinatio, da advinhação.
Conhecendo "O Segredo" de se auto-conhecer
E quanto ao rebaixamento de Plutão?
És astróloga? Ensinas a ler as estrelas...